Home Liberdade de Expressão Governo gaúcho lança ferramenta de participação online

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Luiz Dulci: Ampliação da participação social foi maior legado de governo democrático e popular

Na abertura da mesa, o presidente da Central, Artur Henrique, e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e Diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, fizeram um balanço dos governos populares de Lula e Dilma em contraposição ao período neoliberal que os antecedeu.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 49 visitantes online
Banner
Banner
Governo gaúcho lança ferramenta de participação online PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Sáb, 26 de Novembro de 2011 16:55

O Gabinete Digital do governo do Rio Grande do Sul lançou, em 9 de novembro, uma ferramenta online para receber sugestões e questionamentos produzidos por cidadãos. O site “Governador Pergunta” proporá questões relativas às políticas públicas e servirá como canal de comunicação entre o poder estadual e os cidadãos. A promessa é utilizar as respostas às perguntas feitas pelo Estado na formulação e na implementação das ações governamentais.

“Nosso objetivo é facilitar ao máximo a participação”, disse o chefe de Gabinete do governador, Vinicius Wu, durante o lançamento da iniciativa.

A primeira pergunta foi “Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à saúde pública?”. O tema foi debatido inicialmente por meio de uma assembleia com a participação do governador. O evento ganhou transmissão online, por meio da qual os internautas puderam enviar perguntas diretamente a Tarso Genro e ao secretário de Saúde, Ciro Simoni.

Após a assembleia, os cidadãos também podem deixar perguntas e sugestões no site do Gabinete Digital. Será concedido um prazo de cerca de 15 dias para o envio – o relativo à saúde termina em 24 de novembro.

A partir daí, as propostas serão sistematizadas e colocadas em votação popular por mais 15 dias. Como o tema proposto (no caso, melhora do sistema de saúde) é amplo, as ideias serão divididas em subtemas. Nesta primeira votação, foram escolhidos “cuidado integral”, “saúde da família”, “urgência e emergência”, “acesso e medicamentos” e “saúde na sua região”. Cada um deles terá duas sugestões, que poderão ser votadas.

Ao fim do pleito virtual, os autores das 50 propostas mais votadas terão um encontro com o governador para debatê-las. “Nós valorizamos muito a participação em rede porque acreditamos que são opiniões que provavelmente não receberíamos por outros canais”, afirmou o governador, Tarso Genro.

Para estimular a participação, o governador sorteará ingressos para os jogos de Internacional e Grêmio, além de fornecer uma van, que rodará algumas cidades do interior, para promover as respostas.

Fonte: Guia de Cidades Digitais, em 17/11/2011

 
 
Banner
Banner