Home Liberdade de Expressão III Fórum de Mídia Livre mobiliza debates sobre comunicação em Porto Alegre

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Parlamentares do PT lideram entre os mais influentes do Diap

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, nesta quinta-feira (16/08), a 19ª rodada de avaliação das lideranças parlamentares que compõem a tradicional relação dos “Os Cabeças do Congresso”, na qual cem parlamentares são apontados como os mais influentes da Câmara e do Senado. A lista traz 61 deputados e 39 senadores com um destaque: o Partido dos Trabalhadores é o que tem o maior número de relacionados – com 28 parlamentares “cabeças”, que se evidenciaram por um das quatro características valorizadas no estudo: debatedor(a), negociador(a), articulador (a) e Formador(a) de opinião.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 97 visitantes e 2 membros online
  • rwalervonc
Banner
Banner
III Fórum de Mídia Livre mobiliza debates sobre comunicação em Porto Alegre PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Qui, 12 de Janeiro de 2012 18:42

Dias 27 e 28 de janeiro, a Casa de Cultura Mário Quintana, espaço acolhedor do centro da cidade de Porto Alegre (RS), que ja foi moradia do poeta gaúcho que deu nome ao lugar, atrairá jornalistas, blogueiros/as, desenvolvedores e usuários de Software Livre e ativistas da comunicação para fazerem juntos o III Fórum de Mídia Livre. (veja a programação abaixo)

Casa de Cultura Mário Quintana (Foto: Reprodução/Ciranda)

Oficinas e práticas

O ambiente será particularmente propício nesses dias. O Fórum compartilhará espaço com o evento "Conexões Globais", dedicado a oficinas e práticas de comunicação com uso de internet, e que falará por meio de painéis e webconferências com indignados e indignadas que mundo afora estão utilizando as redes para mudar regimes, contestar políticas autoritárias e defender direitos e democracia direta.
 O Fórum de Midia Livre introduzirá nesse ambiente o debate conceitual e político e as propostas para uma comunicação radicalmente democrática.

É a terceira edição promovida pela comunicação brasileira e exibe uma pauta que vai bem longe de um debate corporativo entre pequenos meios. É estratégica. Acena para o direito à comunicação como estruturante dos debates. Para as políticas públicas como condicionantes da regulação, acesso e democratização da mídia. E para a apropriação tecnológica como um dos horizontes imediatos do movimento e também ferramenta de mobilização.

Movimentos

Participarão organizações chave do movimento de comunicação brasileiro como Intervozes, Centro de Estudos da Midia Alternativa Barão de Itararé e FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Mídia, movimento Blog Prog (blogosfera progressista), publicações como Revista Fórum e Viração, coletivos desenvolvedores de plataformas em software livre, pontos de cultura como Pontão Ganesha de Cultura Digital e Pontão Eco, e iniciativas de comunicação compartilhada como a Rede Viração. Imersão Latina, Coletivo Soylocoporti, além da própria Ciranda e do site WSFTV, entre outros coletivos.

Internacional

Mesmo brasileiro, o Fórum de Mídia Livre mostra claramente que internacionalizou seus diálogos. Terá presenças vindas da Primavera Árabe, para uma ponte com o I Fórum de Mídia Livre no mundo afro-árabe, programado para este primeiro semestre ainda e que será apresentado por Mohamed Legthas, do portal Ejoussour, do Marrocos, ao lado de mídias que atuam na ou sobre a Palestina Ocupada, um estado de apartheid em pelo séculos XXI.

Os debates terão contribuições de palestrantes da América Latina, que avança em políticas democratizadoras do setor e enfrenta enorme bombardeio dos grandes meios de comunicação. E será também o passo inicial de 2012 rumo ao II Fórum Mundial de Mídia Livre, que ocorrerá em junho deste ano, inserida no calendário da Cúpula dos Povos para a Rio + 20.

Programação

Sexta (27)

9h – Abertura
Apresentação de temas e questões em torno de 3 Eixos temáticos:

Mídia Livre e Direito à Comunicação;
Mídia Livre, Apropriação Tecnológica e Redes;
Mídia Livre e Políticas Públicas

10h30 – intervalo

11h – Painel internacional
I FML Primavera Árabe e Midia Alternativa na Palestina

Tarde

14h – Eixo 1 – Mídias Livres e Direito à Comunicação

15h30 – intervalo

16h – Eixo 2 – Mídias Livres, Apropriação Tecnológica e Redes

17h30 – Painel – Protocolo para as Redes Sociais dos Movimentos

 

Sábado (28)

9h – Eixo 3 – Mídias Livres e Políticas Públicas

10h30 – intervalo

11h A Mídia Livre na Rio+20

II Forum Mundial de Midia Livre (II FMML) e A Comunicação na Cúpula dos Povos na Rio + 20

Tarde

14h – Assembléia do III FML

Propostas para os 3 Eixos temáticos
Propostas Protocolo para as Redes Sociais
Propostas para o II FMML
Propostas Comunicação para a Rio+20

Inscrições e Atividades Autogestionadas: http://conexoesglobais.com.br/

Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Caros Amigos, em 11/01/2012

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner