Home Liberdade de Expressão III Fórum de Mídia Livre mobiliza debates sobre comunicação em Porto Alegre

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Luiz Dulci: Ampliação da participação social foi maior legado de governo democrático e popular

Na abertura da mesa, o presidente da Central, Artur Henrique, e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e Diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, fizeram um balanço dos governos populares de Lula e Dilma em contraposição ao período neoliberal que os antecedeu.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 79 visitantes e 1 membro online
  • AgrokrdFrott
Banner
Banner
III Fórum de Mídia Livre mobiliza debates sobre comunicação em Porto Alegre PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Qui, 12 de Janeiro de 2012 18:42

Dias 27 e 28 de janeiro, a Casa de Cultura Mário Quintana, espaço acolhedor do centro da cidade de Porto Alegre (RS), que ja foi moradia do poeta gaúcho que deu nome ao lugar, atrairá jornalistas, blogueiros/as, desenvolvedores e usuários de Software Livre e ativistas da comunicação para fazerem juntos o III Fórum de Mídia Livre. (veja a programação abaixo)

Casa de Cultura Mário Quintana (Foto: Reprodução/Ciranda)

Oficinas e práticas

O ambiente será particularmente propício nesses dias. O Fórum compartilhará espaço com o evento "Conexões Globais", dedicado a oficinas e práticas de comunicação com uso de internet, e que falará por meio de painéis e webconferências com indignados e indignadas que mundo afora estão utilizando as redes para mudar regimes, contestar políticas autoritárias e defender direitos e democracia direta.
 O Fórum de Midia Livre introduzirá nesse ambiente o debate conceitual e político e as propostas para uma comunicação radicalmente democrática.

É a terceira edição promovida pela comunicação brasileira e exibe uma pauta que vai bem longe de um debate corporativo entre pequenos meios. É estratégica. Acena para o direito à comunicação como estruturante dos debates. Para as políticas públicas como condicionantes da regulação, acesso e democratização da mídia. E para a apropriação tecnológica como um dos horizontes imediatos do movimento e também ferramenta de mobilização.

Movimentos

Participarão organizações chave do movimento de comunicação brasileiro como Intervozes, Centro de Estudos da Midia Alternativa Barão de Itararé e FNDC - Fórum Nacional pela Democratização da Mídia, movimento Blog Prog (blogosfera progressista), publicações como Revista Fórum e Viração, coletivos desenvolvedores de plataformas em software livre, pontos de cultura como Pontão Ganesha de Cultura Digital e Pontão Eco, e iniciativas de comunicação compartilhada como a Rede Viração. Imersão Latina, Coletivo Soylocoporti, além da própria Ciranda e do site WSFTV, entre outros coletivos.

Internacional

Mesmo brasileiro, o Fórum de Mídia Livre mostra claramente que internacionalizou seus diálogos. Terá presenças vindas da Primavera Árabe, para uma ponte com o I Fórum de Mídia Livre no mundo afro-árabe, programado para este primeiro semestre ainda e que será apresentado por Mohamed Legthas, do portal Ejoussour, do Marrocos, ao lado de mídias que atuam na ou sobre a Palestina Ocupada, um estado de apartheid em pelo séculos XXI.

Os debates terão contribuições de palestrantes da América Latina, que avança em políticas democratizadoras do setor e enfrenta enorme bombardeio dos grandes meios de comunicação. E será também o passo inicial de 2012 rumo ao II Fórum Mundial de Mídia Livre, que ocorrerá em junho deste ano, inserida no calendário da Cúpula dos Povos para a Rio + 20.

Programação

Sexta (27)

9h – Abertura
Apresentação de temas e questões em torno de 3 Eixos temáticos:

Mídia Livre e Direito à Comunicação;
Mídia Livre, Apropriação Tecnológica e Redes;
Mídia Livre e Políticas Públicas

10h30 – intervalo

11h – Painel internacional
I FML Primavera Árabe e Midia Alternativa na Palestina

Tarde

14h – Eixo 1 – Mídias Livres e Direito à Comunicação

15h30 – intervalo

16h – Eixo 2 – Mídias Livres, Apropriação Tecnológica e Redes

17h30 – Painel – Protocolo para as Redes Sociais dos Movimentos

 

Sábado (28)

9h – Eixo 3 – Mídias Livres e Políticas Públicas

10h30 – intervalo

11h A Mídia Livre na Rio+20

II Forum Mundial de Midia Livre (II FMML) e A Comunicação na Cúpula dos Povos na Rio + 20

Tarde

14h – Assembléia do III FML

Propostas para os 3 Eixos temáticos
Propostas Protocolo para as Redes Sociais
Propostas para o II FMML
Propostas Comunicação para a Rio+20

Inscrições e Atividades Autogestionadas: http://conexoesglobais.com.br/

Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Caros Amigos, em 11/01/2012

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner