Home Notícias Acontece nos Estados São Bernardo: Prefeito inaugura Centro de Referência para morador de rua

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Governo desonera folha de pagamento de mais 25 setores da economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou hoje (13) que 25 setores da economia serão beneficiados com desoneração da folha de pagamento, além dos 20 para os quais o incentivo foi concedido este ano. O benefício levará a renúncia fiscal de R$ 60 bilhões na arrecadação nos próximos quatro anos. Para 2013, a previsão é R$ 12,83 bilhões.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 26 visitantes e 2 membros online
  • smodestprom
Banner
Banner
São Bernardo: Prefeito inaugura Centro de Referência para morador de rua PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Sáb, 12 de Maio de 2012 07:38

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de São Bernardo do Campo foi inaugurado nesta quinta-feira (10) pelo prefeito. O espaço, localizado na Avenida Redenção, 271, no Centro, permitirá a ampliação e a qualificação do atendimento para os adultos que vivem nas ruas.

Prefeito inaugura Centro de Referência para morador de rua

O local possui recepção, salas de atendimento individual, para equipe técnica e de abordagem social. Os moradores de rua acolhidos serão encaminhados para diversos serviços da Prefeitura. Eles também poderão utilizar a área de convivência para leitura e cuidados com a higiene pessoal (vestiário, chuveiro etc.).

Durante a inauguração, o prefeito afirmou que o novo espaço é mais um passo na política de inclusão que está sendo colocada em prática na cidade. "Temos a obrigação de buscar alternativas de acolhimento para a população que vive nas ruas. Conseguimos colocar 50 pessoas atendidas pelo serviço no Programa Oportunidades, que prevê, entre outras coisas, a oferta de trabalho", disse.

Para o prefeito, é preciso que os demais municípios assumam a responsabilidade e auxiliem as pessoas que moram nas ruas.

O número de profissionais que abordam esses moradores foi ampliado de três para 16. Os educadores sociais orientam que essas pessoas se dirijam espontaneamente ao novo centro. O serviço funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 23h.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), desde 2009, a Administração tem qualificado os serviços e humanizado o atendimento as pessoas que vivem na rua.

Para o usuário do serviço, Edmir da Silva, 41, que viveu oito nas ruas, o novo espaço ficou excelente. "Em nenhum outro município tinha visto uma estrutura para a população de rua como esta. Por ter pessoas que acreditavam em mim, hoje eu estou aqui", salientou.

Funcionamento

No Centro de Referência, a população de rua é atendida por equipe multidisciplinar, que inclui assistentes sociais. Eles avaliam as necessidades do morador, que poderá ser encaminhado para os diversos serviços da Prefeitura.

Entre eles está o Albergue, na Rua dos Vianas, 194, no Centro, para pernoite. Ao longo do dia, ele oferece café da manhã, almoço e jantar, espaço para higiene pessoal e atendimento social. O horário de acolhida é das 17h às 19h.

No local também funciona o Centro de Convivência, que, além de alimentação, coloca à disposição espaço para higiene pessoal, atividades voltadas para integração social e socioeducativas e sala de televisão. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Outro serviço é a Casa de Integração, no Riacho Grande, que oferece moradia provisória para homens, bem como ações articuladas com outras secretariais, como Saúde, Fundação Criança, Segurança Urbana, Serviços Urbanos, Orçamento e Planejamento Participativo, entre outros. Em abril, foram atendidas mais de 300 pessoas nos serviços da Administração.

O horário de funcionamento do Centro de Referência para a População em Situação de Rua é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone: 4126-3887.

Fonte: PT MacroABC, em 11/05/2012

 

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner