Home Notícias Cultura Comissão da Câmara aprova PL do Cultura Viva

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Lula, na nuvem

Uma nuvem humana acompanha Luiz Inácio Lula da Silva quando ele se locomove. Por vezes, a bruma se adensa, pulsa e canta, emocionada: “Lula, Lula, olê olê olê olá”. O cordão humano abraça também o candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, que vem logo atrás dele, rumo ao palanque.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 103 visitantes e 1 membro online
  • WendellJicle
Banner
Banner
Comissão da Câmara aprova PL do Cultura Viva PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Ter, 03 de Julho de 2012 02:39

O projeto de Lei (PL) nº 757/2011, que institucionaliza o programa Cultura Viva, foi aprovado hoje (27) pela comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2005 passa a ser uma política de Estado.

“É um importante avanço na implementação das políticas públicas para a cidadania e diversidade”, disse a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.

A fixação do programa, por meio da lei, cria a Política Nacional de Cultura Viva e atende ao que estabelece a Constituição Federal (art.215) no que diz respeito aos direitos culturais.

Um dos ganhos é que a nova política tornará mais simples a prestação de contas por parte dos Pontos Cultura, antiga reivindicação das comunidades dos pontos.

Autora do PL, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) destaca o fim dos excessos burocráticos. “Desburocratiza o processo de avaliação e prestação de contas, retirando algumas imposições da Lei 8.666/93 (lei das licitações), o que facilita para um Ponto de Cultura Indígena por exemplo, que não tem familiaridade com esses trâmites”, disse.

Feghali também comemora o fato de o projeto ter ultrapassado a comissão de Educação e Cultura, na qual é analisado o conteúdo da matéria. “Foi aprovado na comissão temática, estou segura de que passa pelas outras duas.”

O projeto ainda passa pelas comissões de Finança e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como tramita em caráter conclusivo nas comissões, depois segue direto para o Senado. Aprovado, vai à sanção presidencial.

Fonte: Ministério da Cultura, em 27/06/2012

 

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner