Home Notícias Cultura Comissão da Câmara aprova PL do Cultura Viva

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Artigo: Por um novo paradigma de desenvolvimento, de Márcio Leal

A economia mundial passa por uma grave crise: as, até então consideradas, economias desenvolvidas, tiveram seus alicerces balançados, trazendo insegurança social e financeira para a população dos EUA e Europa, com o risco de contagiar todo o resto do mundo globalizado, principalmente os países em desenvolvimento, como Brasil, Índia e China.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 32 visitantes online
Banner
Banner
Comissão da Câmara aprova PL do Cultura Viva PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Ter, 03 de Julho de 2012 02:39

O projeto de Lei (PL) nº 757/2011, que institucionaliza o programa Cultura Viva, foi aprovado hoje (27) pela comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2005 passa a ser uma política de Estado.

“É um importante avanço na implementação das políticas públicas para a cidadania e diversidade”, disse a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.

A fixação do programa, por meio da lei, cria a Política Nacional de Cultura Viva e atende ao que estabelece a Constituição Federal (art.215) no que diz respeito aos direitos culturais.

Um dos ganhos é que a nova política tornará mais simples a prestação de contas por parte dos Pontos Cultura, antiga reivindicação das comunidades dos pontos.

Autora do PL, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) destaca o fim dos excessos burocráticos. “Desburocratiza o processo de avaliação e prestação de contas, retirando algumas imposições da Lei 8.666/93 (lei das licitações), o que facilita para um Ponto de Cultura Indígena por exemplo, que não tem familiaridade com esses trâmites”, disse.

Feghali também comemora o fato de o projeto ter ultrapassado a comissão de Educação e Cultura, na qual é analisado o conteúdo da matéria. “Foi aprovado na comissão temática, estou segura de que passa pelas outras duas.”

O projeto ainda passa pelas comissões de Finança e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Como tramita em caráter conclusivo nas comissões, depois segue direto para o Senado. Aprovado, vai à sanção presidencial.

Fonte: Ministério da Cultura, em 27/06/2012

 

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner