Home Notícias Acontece nos Estados Piauí terá mais 10 mil cisternas na região da seca

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Parlamentares do PT lideram entre os mais influentes do Diap

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, nesta quinta-feira (16/08), a 19ª rodada de avaliação das lideranças parlamentares que compõem a tradicional relação dos “Os Cabeças do Congresso”, na qual cem parlamentares são apontados como os mais influentes da Câmara e do Senado. A lista traz 61 deputados e 39 senadores com um destaque: o Partido dos Trabalhadores é o que tem o maior número de relacionados – com 28 parlamentares “cabeças”, que se evidenciaram por um das quatro características valorizadas no estudo: debatedor(a), negociador(a), articulador (a) e Formador(a) de opinião.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 65 visitantes online
Banner
Banner
Piauí terá mais 10 mil cisternas na região da seca PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Ter, 17 de Julho de 2012 22:54

O Governo do Estado vai construir 10,8 mil cisternas na região do Semiárido piauiense, com recursos no valor de R$ 26 milhões, já liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Serão beneficiados 45 municípios de sete territórios de desenvolvimento, beneficiando diretamente cerca de 54 mil pessoas.

Segundo o projeto, a ser executado pela Diretoria de Convivência com a Seca do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), serão construídas 3,8 mil cisternas de placas com capacidade para 52 mil litros de água e 7 mil com capacidade para 16 mil litros.

A proposta do Governo é garantir água de qualidade para o consumo humano e também para a produção de alimentos e criação de pequenos animais numa região de baixa pluviometria e que no momento enfrenta uma das piores secas de todos os tempos.

Serão atendidas 10,8 mil famílias, cerca de 54 mil pessoas, de baixa renda que não dispõem de acesso à fonte de água adequada ao consumo humano, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.

O projeto será implantado nos territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Vale do Itaueira, Vale do Piauí, Vale do Sambito, Carnaubais, Chapada das Mangabeiras e Cocais.

A cisterna de placas é um tipo de reservatório d'água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de água das chuvas, aproveitadas a partir de seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada fica protegida da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.

O tamanho da cisterna varia de acordo com o número de pessoas da casa e do tamanho do telhado. A experiência tem provado que ela pode garantir água portável para a família beber e cozinhar durante oito meses.

Fonte: O Dia (PI), em 16/07/2012

 

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner