Home Liberdade de Expressão Petistas repudiam tentativa de intimidação a blogs por parte de Serra

Mídias Sociais

Facebook Twitter RSS Feed 

Newsflash

Governo prepara incentivo para hotel e linha de crédito para turismo interno

Depois de um ano no cargo, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, mudou o discurso inicial, revisou metas e relaxou medidas tomadas no começo de sua gestão para conter irregularidades com o uso do dinheiro público. O desafio, no entanto, continua o mesmo: ele quer despertar o interesse dos brasileiros em conhecer o próprio país e melhorar a qualificação dos trabalhadores.

Leia mais...
Follow us on Twitter

Quem está on-line

Nós temos 16 visitantes e 4 membros online
  • ritaslut
  • ltocutlength
  • Andrelwon
Banner
Banner
Petistas repudiam tentativa de intimidação a blogs por parte de Serra PDF Imprimir E-mail
Escrito por Marcio Leal   
Qua, 15 de Agosto de 2012 10:56

Diversos integrantes da Bancada do PT na Câmara dos Deputados repudiaram a tentativa de intimidação a alguns blogs por parte de José Serra, candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP). A ação do tucano se concretizou através de representação junto ao Ministério Público, que foi acionado pelo PSDB, na última segunda-feira (23), para investigar o patrocínio de empresas estatais do governo federal a alguns blogs que Serra considera “sujos”.

Segundo Serra, o PT organiza uma “tropa de assalto na Internet” e comparou os blogs à SA Nazista (milícia paramilitar que atacava inimigos de Hitler), em declarações feitas ao jornal O Estado de S.Paulo. Dentre os blogs citados pelo tucano figuram o “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim, e o blog do jornalista Luís Nassif.

Parlamentares petistas condenaram com veemência a postura do PSDB. “O Serra ficou gagá. Ele passa 24 horas por dia pensando maldade e agora está mais uma vez querendo censurar a imprensa que o critica. Mas a população de São Paulo, especialmente a juventude, já percebeu que ele não tem propostas, não tem argumentos, daí o desespero que ele tem demonstrado”, criticou o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP).

Na opinião do deputado André Vargas (PT-PR), que é o Secretário Nacional de Comunicação do PT, o ataque de Serra é algo previsível. “Ele sempre fez isso. Intimidava jornalistas nas redações e agora está tentando intimidar os blogs. É um comportamento autoritário tradicional dele”, disse Vargas.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o gesto de Serra merece ser repudiado. “Trata-se de um gravíssimo atentado à liberdade de imprensa e não podemos permitir isso”, resumiu Teixeira.

Já o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) lembrou que não é a primeira vez que José Serra toma esse tipo de atitude. “Esta foi a prática dele quando candidato a presidente em 2010. Além de atacar os blogs que difundiam críticas às suas ideias e atitudes, criou um grupo para espalhar várias mentiras e calúnias contra a então candidata Dilma Rousseff. Essa representação é uma ameaça à liberdade de pensamento e não pode ser tolerada”, afirmou Rosinha.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) considera que “do Serra podemos esperar tudo”. Na opinião da parlamentar, o tucano está “ultrapassado” e por isso tomando essa medida antidemocrática e policialesca. “A grande mídia brasileira, via de regra, atua como um partido. E os blogs e redes sociais são uma forma de se divulgar outro ponto de vista, alternativo aos grandes meios. Em São Paulo, como Serra é blindado pela grande mídia, que o defende sistematicamente, essa tentativa de intimidação é uma forma de ele garantir a voz única a seu favor no estado”, avalia Janete.

Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a representação de Serra equivale a uma “tentativa de censura prévia que visa impedir a livre manifestação de opinião”. Entretanto, Zarattini crê que isso terá um impacto negativo para o tucano. “Esse gesto vai mostrar mais uma vez a faceta autoritária de José Serra e reverterá na sua reprovação por parte da população”, projeta Zarattini.

Patrocínio aos ataques

André Vargas lembrou que o governo de São Paulo, comandado pelos tucanos desde 1995, tem o hábito de patrocinar, com a compra de grande quantidade de assinaturas, sem licitação, a Editora Abril e os jornalões do estado. “O PSDB usa o governo do estado para patrocinar os ataques da imprensa ao PT, enquanto nós queremos o livre debate. Mas são estas pessoas, como Serra, que sempre tentam estigmatizar o debate sobre regulação da mídia e não nos permitem avançar como outros países avançaram”, afirmou o paranaense.

Fonte: Agência Informes, em 30/07/2012

 

LEIA TAMBÉM:

 
 
Banner
Banner